Construindo um mundo melhor

Ramo Lobinho

·         Cruzeiro do Sul

Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional ao Lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcateia que:

• Tenha conquistado todas as atividades previstas no 2º Guia do Caminho da Jângal;
• Tenha participado de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos;
• Tenha conquistado, no mínimo, cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos diferentes;
• Tenha conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, ou a Insígnia da Lusofonia, ou Insígnia do Cone Sul, ou a Insígnia da Boa Ação;
• Seja recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.

·         Insígnia do Cone Sul

 

Escotismo

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Descobrir quais distintivos poderia conquistar se fosse de outro país do Cone Sul.
b) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul. 
c) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em outro idioma falado no Cone Sul (espanhol, português, guaraní, etc) diferente do seu.
d) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras que integram o Conesul.

Cultura

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Degustar pelo menos um prato típico de outro país do Cone Sul, conhecendo sua história e origem.
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul.
c) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e conta-la para Alcateia.
d) Conhecer o nome das principais danças típicas dos países do Cone Sul.
e) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.

Linguagem e Comunicação

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

a) Assistir uma animação ou filme nacional de outro país do Cone Sul.
b) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul.
c) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.

Gografia

Realizar as duas atividades abaixo:

a) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os demais países do Cone Sul, sabendo reconhecer suas bandeiras e explicar o significado das cores de cada uma delas.
b) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem em países do Cone Sul.

·         Insígnia de Envolvimento na Comunidade

Atendidas as exigências estabelecidas, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Lobinho o direito de usar a Insígnia da Boa Ação, consoante as seguintes normas:
a) A Insígnia da Boa Ação pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
b) A conquista da Insígnia da Boa Ação será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
c) A Insígnia da Boa Ação poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia da Ação Comunitária, no Ramo Escoteiro; Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior.

A Insígnia da Boa Ação é um quadrado de tecido na cor alaranjada, sobre o qual está bordado uma representação estilizada da palma da mão humana, com mosaicos na cor amarela.

A Insígnia da Boa Ação é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

REQUISITOS:

Explorar a sua comunidade:

  1. Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais sobre como você poderia contribuir para melhorá-los.
  2. Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

Lobinho em Atividade:

  1. Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro.
  2. Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.

Lobinho em Ação:

  1. Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
  2. Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer uma relatório sobre essa participação.
  3. Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

·         Insígnia da Lusofonia

REQUISITOS:

Linguagem e Comunicação:

Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:

1) Entrevistar alguém que tenha morado, ou esteja morando, em um país lusófono;
2) Ver um filme nacional ou animação de outro país Lusófono;
3) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país Lusófono.

Escotismo:

Realizar pelo menos duas das opções abaixo:

  1. Descobrir quais distintivos o Lobinho poderia conquistar se fosse de outro país lusófono.
  2. Fazer uma lista de termos escoteiros utilizados em outro país lusófono.
  3. Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras dos países lusófonos.

Cultura:

Realizar pelo menos três das opções abaixo:

  1. Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países lusófonos.
  2. Degustar pelo menos uma refeição típica de outro país lusófono, conhecendo sua história e origem.
  3. Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país lusófono e não esteja adaptado.
  4. Assistir um espetáculo (circo, show musical etc) que seja originário de outro país lusófono.
  5. Conhecer uma lenda ou conto de um outro país lusófono, e contá-la para sua Alcateia.

Geografia:

Realizar pelo menos duas das opções abaixo:

  1. Pesquisar os temperos e especiarias de origem lusófona presentes no Brasil.
  2. Pesquisar a fauna e flora de origem lusófona presentes no Brasil.
  3. Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem lusófona.
  4. Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os países lusófonos e reconhecer suas respectivas bandeiras.
 

 

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