Construindo um mundo melhor

Institucional

O Grupo Escoteiro Guayporé de Presidente Prudente, foi fundado graças à iniciativa do Tenente Coronel PM Edson Gonçalves, então Comandante do 18º Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo em 16 de Agosto de 1986. 

Na época o efetivo de 12 Lobinhos (crianças de 07 a 10 anos) iniciaram as atividades e, em 16 de Agosto de 1986, foram feitas as três primeiras promessas, ficando essa, como a data oficial da fundação do Grupo Escoteiro Guayporé, tendo como fundadores também o Chefe Valdomiro Ferreira Lima e sua esposa Erenita  Ferreira Lima. 

O atual Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Guayporé é o Sr Marcelo Costilho Jorge, que juntamente com sua Diretoria trabalham para que o; Método, Princípios e Regras do Movimento Escoteiro possam ser cumpridos. 

A seguir foram formadas a 1ª Tropa Escoteira, a Tropa Sênior e o Clã Pioneiro Destinos, englobando jovens de 10 a 21 anos de idade, completando assim todos os ramos do Movimento Escoteiro. 

Durante 20 anos o Grupo Escoteiro funcionou no 18º Batalhão na Avenida Joaquim Constantino nº 300. Em 2007 transferimos nossas atividades para a “Casa do Escoteiro” no Parque Ecológico Cidade da Criança onde está localizada nossa Sede. 

Hoje o efetivo do Grupo é de 250 integrantes, somando-se os Jovens , Chefes Escoteiros, APAG, Tropa Avestruz, Comissão de Eventos e Pais de apoio. 

O Grupo Escoteiro Guayporé  é mantido e gerido pela APAG – Associação de Pais e Amigos do Guayporé tendo como Presidente o Sr. André Luiz Oliveira Silva e demais membros. 

Tropa Avestruz é composta de pais, mães e familiares, que dão suporte para o desenvolvimento das atividades  de: limpeza, alimentação, organização da Sede, dentroutras ações, os voluntários são divididos em quatro Patrulhas com o mesmo nome das primeiras Patrulha que Baden Powell fundador do escotismo idealizou em 1907 que são; Touro, Lobo, Maçarico e Corvo, em cada Patrulha temos 01 Monitor(a) que organiza as ações que são previamente planejadas anualmente, os  interessados em fazer parte da Tropa Avestruz deverão se manifestar para a Coordenadora que é Chefe Claudia para que a mesma possa explicar todas as funções e como funciona esse trabalho voluntário no Grupo.  

A comissão de eventos são voluntários que desenvolvem um trabalho de captação de recursos financeiros que mantem o Grupo durante o ano dentro do planejamento estratégico anual realizado, hoje a Presidência  é da Sra. Daniela Bucchi Oliveira Silva. 

O Grupo Escoteiro Guayporé é registrado na União dos Escoteiros do Brasil sob o nº 186, e também é declarado de Utilidade Publica Municipal de acordo com a Lei 6.536/2006. 

O Movimento Escoteiro é sistema educacional de Jovens, com o propósito incentivá-los a assumirem seu desenvolvimento através de melhoria contínua, em especial a do caráter, sendo úteis a sociedade. Seguindo orientação nos três pontos de nossa Promessa Escoteira, que diz: 

DEVER PARA COM DEUS 

DEVER PARA COM A PÁTRIA 

DEVER PARA COM SIGO MESMO 

Nossa Sede tem a denominação de  “Casa do Escoteiro” é considerada um dos centros mais adequados em estrutura física para prática do Escotismo no estado de São Paulo e no Brasil, somos apoiados  pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente  e pelo CIOP-Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista  hoje gestor do Parque Ecológico da Cidade da Criança onde está nossa sede, esse apoio é fundamental para o Grupo Escoteiro Guayporé  possa desenvolver suas atividades e o Escotismo com qualidade. 

Nossas atividades são realizadas na “CASA DO ESCOTEIRO” todos os sábados a partir das 14:00 hs até as 17:00 hs, temos hoje 02 Alcatéias de Lobinhos a Flor Vermelha e a K2, 02 Tropas Escoteiras que são Tropa Touro mista e Tropa Puma mista, 01 Tropa Sênior denominada Krakatoa Equipe Bambu e 01 Clã de Pioneiros denominados Clã Pioneiro Destinos. Realizamos diversas ações em apoio a entidades filantrópicas, desfiles cívicos, campanhas do agasalho, Natal, meio ambiente, trânsito, Natal sem fome e outras. 

Nossa Missão é deixar o mundo um pouco melhor do que vemos hoje, temos certeza que com o apoio de nossa Prefeitura Municipal, entidades e de toda a sociedade, poderemos alcançar com mais qualidade e eficiência nosso objetivo, que é a formação de nossos Jovens. 

 

Grupo Escoteiro Guayporé, venha fazer parte você também! 

 

Pesquisar no site

Contato

Grupo Escoteiro Guayporé Cidade da Criança - Casa do Escoteiro
Rodovia Raposo Tavares, S/N, Km 561,5
Presidente Prudente
19063-005
(18) 99770-3100 - Marcelo
(18) 99742-6371 - André
(18) 3909-1095 - Fernanda

Novidades

06/08/2016 00:00

Grupo de Escoteiro Guayporé retoma atividades após recesso

O grupo Escoteiro Guayporé 186 de Presidente Prudente, sediado na Cidade da Criança, retoma as atividades no amanhã, após seis semanas de recesso. A programação do segundo semestre será iniciada com o hasteamento da bandeira com a presença de todos os ramos escoteiros. De acordo com o Chefe...
06/07/2016 00:00

Aldo Chiorato: uma criança, mas um herói de guerra

A data, 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, foi transformada em feriado civil, marcando um dos principais episódios da história do Estado de São Paulo. De acordo com o chefe dos escoteiros do grupo Guayporé – que está prestes a completar seus 30 anos, Marcelo Costilho Jorge, a...
30/06/2016 00:00

MEU GRUPO EM AÇÃO! GE GUAYPORÉ 186/SP

Em comemoração aos 30 anos do Grupo Escoteiro Guayporé e como parte do projeto “Plante uma Árvore”, idealizado pelos Escoteiros do Brasil, cerca de 190 adultos voluntários, crianças e jovens dos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, realizaram o plantio de árvores frutíferas e nativas no...
30/06/2016 00:00

Meu Grupo em Ação! GE Guayporé 186/SP

Em comemoração aos 30 anos do Grupo Escoteiro Guayporé e como parte do projeto “Plante uma Árvore”, idealizado pelos Escoteiros do Brasil, cerca de 190 adultos voluntários, crianças e jovens dos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, realizaram o plantio de árvores frutíferas e nativas no...
18/06/2016 14:57

Escoteiros Guayporé realizam plantio de árvores para criação de um bosque

  Em comemoração aos 30 anos do grupo Guayporé e como parte do projeto “Plante uma Árvore”, idealizado pela União dos Escoteiros do Brasil, cerca de 190 escoteiros, entre chefes e lobinhos, realizaram o plantio de árvores frutíferas e nativas no Parque Ecológico Cidade da Criança no último...