Construindo um mundo melhor

Institucional

O Grupo Escoteiro Guayporé de Presidente Prudente, foi fundado graças à iniciativa do Tenente Coronel PM Edson Gonçalves, então Comandante do 18º Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo em 16 de Agosto de 1986. 

Na época o efetivo de 12 Lobinhos (crianças de 07 a 10 anos) iniciaram as atividades e, em 16 de Agosto de 1986, foram feitas as três primeiras promessas, ficando essa, como a data oficial da fundação do Grupo Escoteiro Guayporé, tendo como fundadores também o Chefe Valdomiro Ferreira Lima e sua esposa Erenita  Ferreira Lima. 

O atual Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Guayporé é o Sr Marcelo Costilho Jorge, que juntamente com sua Diretoria trabalham para que o; Método, Princípios e Regras do Movimento Escoteiro possam ser cumpridos. 

A seguir foram formadas a 1ª Tropa Escoteira, a Tropa Sênior e o Clã Pioneiro Destinos, englobando jovens de 10 a 21 anos de idade, completando assim todos os ramos do Movimento Escoteiro. 

Durante 20 anos o Grupo Escoteiro funcionou no 18º Batalhão na Avenida Joaquim Constantino nº 300. Em 2007 transferimos nossas atividades para a “Casa do Escoteiro” no Parque Ecológico Cidade da Criança onde está localizada nossa Sede. 

Hoje o efetivo do Grupo é de 250 integrantes, somando-se os Jovens , Chefes Escoteiros, APAG, Tropa Avestruz, Comissão de Eventos e Pais de apoio. 

O Grupo Escoteiro Guayporé  é mantido e gerido pela APAG – Associação de Pais e Amigos do Guayporé tendo como Presidente o Sr. André Luiz Oliveira Silva e demais membros. 

Tropa Avestruz é composta de pais, mães e familiares, que dão suporte para o desenvolvimento das atividades  de: limpeza, alimentação, organização da Sede, dentroutras ações, os voluntários são divididos em quatro Patrulhas com o mesmo nome das primeiras Patrulha que Baden Powell fundador do escotismo idealizou em 1907 que são; Touro, Lobo, Maçarico e Corvo, em cada Patrulha temos 01 Monitor(a) que organiza as ações que são previamente planejadas anualmente, os  interessados em fazer parte da Tropa Avestruz deverão se manifestar para a Coordenadora que é Chefe Claudia para que a mesma possa explicar todas as funções e como funciona esse trabalho voluntário no Grupo.  

A comissão de eventos são voluntários que desenvolvem um trabalho de captação de recursos financeiros que mantem o Grupo durante o ano dentro do planejamento estratégico anual realizado, hoje a Presidência  é da Sra. Daniela Bucchi Oliveira Silva. 

O Grupo Escoteiro Guayporé é registrado na União dos Escoteiros do Brasil sob o nº 186, e também é declarado de Utilidade Publica Municipal de acordo com a Lei 6.536/2006. 

O Movimento Escoteiro é sistema educacional de Jovens, com o propósito incentivá-los a assumirem seu desenvolvimento através de melhoria contínua, em especial a do caráter, sendo úteis a sociedade. Seguindo orientação nos três pontos de nossa Promessa Escoteira, que diz: 

DEVER PARA COM DEUS 

DEVER PARA COM A PÁTRIA 

DEVER PARA COM SIGO MESMO 

Nossa Sede tem a denominação de  “Casa do Escoteiro” é considerada um dos centros mais adequados em estrutura física para prática do Escotismo no estado de São Paulo e no Brasil, somos apoiados  pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente  e pelo CIOP-Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista  hoje gestor do Parque Ecológico da Cidade da Criança onde está nossa sede, esse apoio é fundamental para o Grupo Escoteiro Guayporé  possa desenvolver suas atividades e o Escotismo com qualidade. 

Nossas atividades são realizadas na “CASA DO ESCOTEIRO” todos os sábados a partir das 14:00 hs até as 17:00 hs, temos hoje 02 Alcatéias de Lobinhos a Flor Vermelha e a K2, 02 Tropas Escoteiras que são Tropa Touro mista e Tropa Puma mista, 01 Tropa Sênior denominada Krakatoa Equipe Bambu e 01 Clã de Pioneiros denominados Clã Pioneiro Destinos. Realizamos diversas ações em apoio a entidades filantrópicas, desfiles cívicos, campanhas do agasalho, Natal, meio ambiente, trânsito, Natal sem fome e outras. 

Nossa Missão é deixar o mundo um pouco melhor do que vemos hoje, temos certeza que com o apoio de nossa Prefeitura Municipal, entidades e de toda a sociedade, poderemos alcançar com mais qualidade e eficiência nosso objetivo, que é a formação de nossos Jovens. 

 

Grupo Escoteiro Guayporé, venha fazer parte você também! 

 

Pesquisar no site

Contato

Grupo Escoteiro Guayporé Cidade da Criança - Casa do Escoteiro
Rodovia Raposo Tavares, S/N, Km 561,5
Presidente Prudente
19063-005
(18) 99770-3100 - Marcelo
(18) 99742-6371 - André
(18) 3909-1095 - Fernanda

Novidades

05/06/2016 18:48

Semana Internacional do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu...
16/02/2016 18:23

Volta das atividades

No último sábado (13/02/2016) iniciou-se as atividades no Grupo Escoteiro Guayporé 186/SP em Presidente Prudente. O Grupo conta com quase 200 pessoas entre crianças/jovens e adultos voluntários entre Chefes Escoteiros e Colaboradores. Nesse ano o Grupo fará 30 anos de fundação no dia 16/08/2016,...
26/10/2015 00:00

Simulação de Acidente Aéreo no Aeroporto Presidente Prudente

A participação do Grupo Escoteiro Guayporé/186 se deu através do convite feito aos Lobinhos pela Faculdade de Medicina da UNOESTE Universidade do Oeste Paulista. Ao todo 09 Lobinhos(as) estiveram participando desse treinamento, que teve grande abrangência em Presidente Prudente e Região, pois...
27/05/2015 00:00

Grupo Escoteiro realiza Exposição em FATEC de Presidente Prudente

O Grupo Escoteiro Guayporé – 186º de Presidente Prudente, realizou nos dias  20, 21 e 22 de Maio, durante a Semana de Integração da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC,   uma Exposição  Escoteira mostrando aos acadêmicos bem como aos demais visitantes,...
25/05/2015 00:00

Grupos Escoteiros do 30º Distrito participam de ações comunitárias em Presidente Prudente

  Os Grupos Escoteiros Guayporé 186º/SP e o Monte Carmelo 146º/SP do 30º  Distrito,  realizaram no ultimo dia 16 uma grande ação de cidadania. Em conjunto com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Policia Militar e Ordem Demolay, participaram da Ação de trânsito conhecida...