Construindo um mundo melhor

O que Fazemos

      O grupo Escoteiro Guayporé, conforme orienta o Projeto Educativo do Movimento Escoteiro, tem o propósito de incentivar os jovens a buscar seu próprio desenvolvimento, sem jamais perder o foco do compromisso com a educação e orientação desses jovens.

      Os princípios que nos guiam nos advertem a sempre convidar os jovens a manter um relacionamento saudável com Deus, com o próximo e consigo mesmo,  bem como o respeito pela Natureza e os animais.

      Nosso método educativo está vinculado à adesão à Promessa e à Lei Escoteira, por meio deste compromisso o jovem aceita livremente, diante do seu grupo de companheiros, ser fiel à palavra empenhada e fazer o seu melhor possível para viver de acordo com a Lei.

      Esta aprendizagem não formal permite viver experiências pessoais que interiorizam e consolidam o conhecimento, as atitudes e as habilidades.

      Desta maneira, e do ponto de vista cognitivo, se substitui a simples recepção de informação pela efetiva aquisição de conhecimento, no domínio da afetividade, se substitui a norma imposta pela norma descoberta e a disciplina exterior pela interior; e, no campo motriz, a passividade receptiva do destinatário cede lugar à criatividade efetiva do realizador.

      Um fator fundamental do método é a vinculação a pequenos grupos de jovens de idades semelhantes.

      Estas equipes de iguais aceleram a socialização, identificam seus membros com os objetivos comuns, ensinam a estabelecer vínculos profundos com outras pessoas, geram responsabilidades progressivas, proporcionam autoconfiança e criam um espaço educativo privilegiado para que o jovem cresça e se desenvolva.

      A quantidade, o tamanho e o nome dessas estruturas procuram responder às necessidades que decorrem das características do jovem nas diferentes etapas do seu desenvolvimento.

      Dentro desse grupos são realizadas atividades que permitem aos jovens extrair experiências pessoais que levam à conquista dos objetivos que o Movimento lhes propõe para as diferentes etapas do seu desenvolvimento.

      As atividades propostas significam desafios que estimulam o jovem a se superar, permitem experiências que dão lugar a uma aprendizagem efetiva, produzem a sensação de haver tirado algum proveito e despertam o interesse por desenvolvê-las. Por isso dizemos que são desafiantes, úteis, recompensantes e atraentes.

      No processo de crescimento dos jovens, o educador adulto, permanecendo como tal, se incorpora alegremente ao dinamismo juvenil, dando testemunho dos valores do Movimento e ajudando os jovens a descobrir o que não poderiam descobrir sozinhos.

   Este estilo permite estabelecer relações horizontais de cooperação para a aprendizagem, facilita o diálogo entre as gerações e demonstra que o poder e a autoridade podem ser exercidos a serviço da liberdade daqueles a quem se educa, dirige ou governa.

      Desejamos assim, oferecer à sociedade, homens e mulheres retos de caráter, limpos de pensamentos, autênticos em sua forma de agir, leais e dignos de confiança, líderes de suas próprias vidas, independentes e confiantes de seu lugar no mundo, sem contudo deixar de lado seus valores.

      Enfim, homens e mulheres capazes de encontrar seus próprios caminho na sociedade e serem felizes.

Texto adaptado de: Projeto Educativo d Movimento Escoteiro, encontrado em www.escoteiros.org.

 

Visite-nos nas nossas instalações, e venha conhecer nosso trabalho!!

 

Envie-nos a sua avaliação!! Você que já conheceu os nossos serviços, tem algo a dizer sobre nós? Por favor, não hesite em nos enviar seus comentários para que possamos continuar a aprimorar nosso trabalho e atendimento, para isso, basta acessar a guia "CONTATO".

Pesquisar no site

Contato

Grupo Escoteiro Guayporé Cidade da Criança - Casa do Escoteiro
Rodovia Raposo Tavares, S/N, Km 561,5
Presidente Prudente
19063-005
(18) 99770-3100 - Marcelo
(18) 99742-6371 - André
(18) 3909-1095 - Fernanda

Novidades

09/12/2017 00:00

Escoteiro Guayporé encerra as atividades do ano com Acamgrupo

O grupo Escoteiro Guayporé iniciou na tarde deste sábado, (09), o Acamgrupo, ação que tem por objetivo fortalecer e integrar todos os membros, além de proporcionar brincadeiras e momentos de reflexão para os participantes.   As atividades foram iniciadas às 13h com a Promessa Escoteira,...
15/10/2017 01:00

Grupo Escoteiro Guayporé revitaliza sede após trabalho árduo

O Grupo Escoteiro Guayporé 186/SP, de Presidente Prudente, revitalizou a sede após um ano de trabalho e celebrou a finalização do projeto com uma cerimônia neste sábado (7), que contou com a presença do vice-prefeito da cidade, Douglas Kato, do gerente administrativo financeiro do complexo...
07/10/2017 00:00

Guayporé entrega revitalização da Casa do Escoteiro e agradece parceiros

O Grupo Escoteiro Guayporé realizou a entrega da revitalização da Casa do Escoteiro neste sábado, (07). A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Presidente Prudente, Douglas Kato, do gerente administrativo financeiro da Cidade da Criança, Ubirajara Veneziani e de participantes do...
31/08/2017 00:00

Câmara homenageia centenário de Presidente Prudente com participação de escotista

A Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene, nesta sexta-feira (25), os 100 anos de emancipação político-administrativa do município de Presidente Prudente (SP). O discurso foi feito por Marcelo Costilho Jorge, diretor presidente do G.E. Guayporé e presidente da comissão dos 100 anos de...
29/08/2017 00:00

Festival de Pipas: Para patrocinadores, evento foi "perpetuado"

O evento foi “perpetuado”. Essa é a declaração e impressão repassada pelos patrocinadores que apoiaram o 32º Festival de Pipas Raul Albieri, no último domingo. Apesar de ser uma realização de O imparcial, com a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e...